quarta-feira, setembro 07, 2005

Encontro

Perdeu o cartão de crédito e deambulava com os bolsos de fora, vistoriados por mãos cansadas e ansiosas por tocar em poder material. Estava bêbado há cinco dias e acabara num momento de colocar os olhos no chão tremeluzente quando de trás de uma árvore saltou uma sombra que se pôs a falar sozinha. " Que sonho será o dia em que alguém neste mundo de luz me possa ver e ouvir" Abismado pelo acontecimento o bêbado coçou a cabeça por baixo do gorro sujo e malcheiroso e sentiu as pernas serem invadidas por uma tremura inquietante. A sombra virou-se para ele e os seus olhos sorriram. Os joelhos do bêbado cederam e foram de encontro ao chão. A sombra continuou a olhar o bêbado que sentiu um calor distribuir-se e acumular-se no peito. O seu tronco foi projectado para o solo e dos seus olhos saía uma luz brilhante de tons prateados. A sombra ainda sorria. O bêbado em esforço ergueu o rosto e olhou nos olhos irónicos da sombra. Esse rosto de expressão perturbada caiu no solo e o bêbado desmaiou após pensar que estava a ter visões.
A sombra aproximou-se do corpo inerte do bêbado. Quando lhe tocou o bêbado teve um estremecimento; mas não acordou. A sombra levantou-o em toda a sua frieza e começou a carregá-lo em direcção à noite e ao acaso de todos os caminhos que, mesmo sendo incertos, conduzem sempre, certa e inevitavelmente a algum lado. Olhou para cima e viu o céu estrelado. Tinha o bêbado em cima do ombro e, ao olhá-lo de lado murmurou com carinho "o nosso sonho começa agora, não mais beberás meu amigo, deixámos ambos de andar sozinhos...".

5 Comentários:

Blogger Lyra disse...

Um homem deixou de alimentar
a sombra que carregava.
Alegou razões de economia.
Afinal para quê
de sobejo levar
algo que o duplicava?

Sem sombra, pensou
melhor carregaria
o que nele carregava.

Equivocou-se. Definhou.
Descobriu, então,
que a sombra o sustentava.

Affonso Romano de Sant'anna

(bom fim de semana dono do blog :) )

1:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ex dono...

8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Também conheço o sujeito deste blog. Não tem nada que se diga de bom a seu favor. É dono de uma personalidade distorcida; é a pessoa mais intriguista, falsa, calculista, imatura que eu conheço para além de por vezes, e não vou medir as minhas palavras, ter uma atitude porca em relação às mulheres. Para ele são todas uma cambada de vacas. Não o aconselho a ninguém.
E como músico é uma lástima. Mas ele pensa que é uma vedeta com talento!

9:47 da tarde  
Blogger Filipe disse...

Chiça mizinha, és a pessoa que me conhece melhor neste mundo, mesmo melhor que minha mãezinha. Só erraste em uma coisa ou duas.
Mas acho mal que não meças as palavras, estas não têm mesmo medida, têm...dimensão... e na minha calculista opinião devem expressar alegria, bom senso, construtivismo. Trabalha isso.
bal vinda ao dessidi.

3:07 da tarde  
Blogger Filipe disse...

Lyra! Que poema tão bem a propósito, tão bem encaixadinho, uma luva!
Um abraço!

3:30 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial