quarta-feira, julho 11, 2007

Até que a morte nos separe

Depois de alguns anos de casamento de muita felicidade, ela começou com frequência a irritar-se. Ele acalmava-a sempre com uma mistura de firmeza, razão e afecto. Depois dessas pequenas vitórias faziam quase sempre amor.
Ele foi gerindo os maus humores da mulher assim, pacientemente, com a humanidade de um grande coração. Porém, os acessos de irritação deram lugar a pequenas fúrias que ele passou a gerir com muita dificuldade, acabando por lhe retirar da sua própria vida o sossego que qualquer homem preza, sobretudo quando dentro de casa.
Um dia houve a última briga: Ela acabou por lhe jogar com os talheres à cara, gritando-lhe: Odeio-te cabrão, odeio-te!
Ele então deixou de a ver, olhava para o sítio onde ela estava e só via, no lugar do rosto, uma núvem branca. Para a núvem ele despejou, das profundezas de si mesmo: Tira umas férias! Vai fazer sexo seguro com outro homem! Deixa-me em paz!
A mulher caiu de joelhos no chão, os olhos começaram a lacrimejar e ele então viu-lhe o rosto modificado por uma dor que ele de imediato compreendeu. Sentiu-se impelido a ir para junto dela, levantá-la do chão, mas um instinto qualquer deteve-lhe o movimento. Então ela olhou-o com ódio. Desviou os olhos para o chão que, de alguma forma misteriosa, absorveu aquela fúria toda. Antes de levantar outra vez o olhar ela já tinha percebido qualquer coisa.
Recomposta levantou-se, ajeitou os vestido, e olhou para dentro do olhar dele. Disse então, Desculpa-me, e de um salto abraçou-o longamente com toda a força que lhe restava na alma, agora finalmente redobrada.

2 Comentários:

Blogger damularussa disse...

Quis o acaso que aqui entrasse. Li 6 Posts antes de sair e, agradeço-lhe a excelente leitura que me proporcionou.
Obrigada.

Cumprimentos

8:19 da tarde  
Blogger Filipe disse...

Damularussa, foi um contentamento escrever o que leu e foi um prazer ler o que escreveu.
Agora vou eu ao seu s�tio. Abra alas!

9:44 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial