sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Como é que se vai para o Rossio?

Entabulei conversa com ele e bastaram 30 segundos para perceber que tinha sido imprudente. Nos seus olhos brilhava uma luz de mentecapto misturada com uma expressão de fraticida. Sobretudo quando dizia entre os dentes, sorrindo amargamente, "somos todos irmãos". A seguir, reparei que as suas palavras vinham acompanhadas de um mau-hálito que se sentia a meio metro de distância e eu, ali, a 20 centímetros dele, acabadinho de lhe perguntar "como é que se vai para o Rossio?"
Não sei se estão a perceber a provação que passei...Eu bem lhe dizia, depois de lhe ouvir meia dúzia de palavras nauseabundas, a tentar descartar-me, "Ah! Já sei...!" Mas ele era daquelas pessoas que se colam a nós, convictas que estão a ser as salvadoras do nosso dia e a prestar-nos um enorme serviço, pelo que retorquia " Já sabe? Então é para onde?"
Como foi que me consegui descartar daquela pessoa, pergunta alguém de espírito mais inquisitivo; pois bem, olhei bem nos olhos do maldito e disse-lhe: "Olhe, com o devido respeito...o senhor tem de ver o seu mau-hálito...talvez tenha um dente podre...Não tem? Bom então talvez tenha problemas de estômago...Não? Como não me lembrei de mais hipóteses, o entusiasmo puro que nasce em mim sempre que uso da sinceridade com as pessoas começou a esmorecer e ele, como se o percebesse, adiantou a palavra e disse-me triste, melancólico e com o ar mais abatido do mundo, antes de me virar as costas e desaparecer, engolido pelo gigante voraz da multidão: "Passei muitos anos da minha vida a mentir aos outros!"
E eu fiquei ali, a utilizar todos os sentidos na percepção da frase mais sincéra que já ouvira antes; não só pelo conteúdo, que este por si só não nos garante a fidelidade da mensagem, mas pelo tom de voz usado, pela expressão desenhada no rosto e, principalmente, pelo brilho cintilante dos seus olhos, um momento antes de me libertar do fardo da sua presença. Sinto pesadas estas palavras mas...não posso deixar de as publicar. Esta história tem por base acontecimentos verídicos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial