quinta-feira, dezembro 08, 2011

Unidade

"O Tao não pode ser definido. Pode-se apenas dizer qual o princípio único responsável por todo evento ou coisa.
Quando o líder leva em consideração este princípio, e não as teorias de menor importância - os membros do grupo confiam nele. Desde que o líder preste igual importância a tudo o que acontece, não existem preconceitos que dividam o grupo em facções. Existe unidade.
O trabalho do grupo, por ser baseado em óbvia e natural correcção, torna indispensável as regras ou comportamentos que obriguem as pessoas a se comportar.
Embora o princípio único não possa ser definido, é possível explicar o que está acontecendo num grupo. Mencionam-se a formação do tipo das polaridades, das correntes e dos bloqueios, das interferências que estorvam ou facilitam, e assim por diante.
Porém, o excesso de conversa teórica, desvia a atenção do grupo do que está acontecendo, do próprio método de procedimento do grupo. Aliás, falar sobre o método de proceder é um modo de bloqueá-lo e de rebaixar a energia do ambiente do grupo.
Quando isto acontece, o líder judicioso retoma uma vez mais à consciência do que está acontecendo e ao princípio único por trás dos acontecimentos.
A longo prazo, a construção nesse princípio único torna-se o aspecto mais forte da liderança. A partir dessa unidade é que sabemos como as coisas acontecem."

John Heider "o Tao e a realização pessoal" editora cultrix

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial