quinta-feira, janeiro 29, 2009

Cansado

Eu não sou pai dos meus alunos. Eu não sou pai dos meus alunos.
Mais um dia de trabalho que chega ao fim.
Tenho 7 em 23 a quem tenho de ensinar que as aulas servem para trabalhar. 4 Aulas ainda não chegaram.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Defenestrar

Eu defenestro a ministra
Tu defenestras a ministra
ele/ela defenestra a ministra
Nós defenestramos a ministra
Vós defenestrais a ministra
Eles defenestram a ministra
(da educação)

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Craque

Estou muito contente com o meu cão. Está completamente recuperado. Já corre de contentamento quando vamos passear...!

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Israel, Palestina e Omer Goldman

É humanamente complexo o que se passa em Israel.
O território onde já foi a Palestina e onde hoje é Israel, desde 1948, é uma passagem útil entre África e a Ásia, cobiçada e disputada desde tempos remotos. Ao contrário de outras potências que estiveram de passagem, às vezes delegando a administração da região a potentados locais, os árabes estabeleceram-se, de facto, na região, por mais de 4 séculos...
As fronteiras daquele território foram sujeitas a mudanças e através da guerra ainda há 50 anos!!!
Os Judeus baseiam-se na bíblia para reclamar a zona....Porém o Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo têm algo em comum: raízes semitas...
A guerra é ainda necessária ali...talvez seja preciso dar um lugar à Palestina, entretanto apagada do mapa.
Omer Goldman, pacífista Israelita, com 19 anos, está presa por recusar integrar-se no exército. Ela simplesmente não quer matar seres humanos. Não é legitimo?

sábado, janeiro 17, 2009

O sonho


Moonlight Sonata - Beethoven

Acabei de adormecer. Acabei de entrar no meu sonho e de abrir os olhos. Imaginei-me a vaguear dentro da minha própria mente. Comecei a andar. As encruzilhadas sucediam-se umas às outras. Ao fim de um bocado entrei num corredor com portas fechadas do lado direito. Abri a primeira e entrei na sala. Estava um vento frio e na parede do fundo estava um quadro com qualquer coisa escrita. Aproximei-me até que consegui ler. "Todas as salas da tua mente têm esta mensagem escrita. Cresce! Esforça-te! Aprende a última forma de amar! Todas menos uma em que nada está escrito. Quando entrares nessa sala vais ter de morrer. E para renasceres e viveres de novo vais ter de encontrar no vazio e no escuro uma porta nova. Boa Sorte!"
Saí daquela sala intrigado e entrei na segunda porta onde estava muito calor e a mesma mensagem ao fundo.
Na terceira porta, ao abrir, o chão sumiu-se e comecei a cair. Nunca mais parava de cair.Abandonei-me à queda. Aceitei a morte. Acordei no segundo seguinte. Mas não estava no meu quarto, na minha cama. Estava no teu. E ao meu lado dormias serenamente com os lábios entreabertos, mais bonita do que nunca. Fiquei a observar-te muito tempo até que adormeci e acordei outra vez no sonho, numa sala escura. O silêncio era ensurdecedor. Enchia-me os ouvidos até que uma voz dentro de mim soou grossa, como se fosse Deus a falar: "Vais morrer!" Então o medo apoderou-se de mim. Suei, chorei, gritei, desesperei, até que o teu sorriso apareceu desenhado em mim. E eu pensei, "vou ficar bem". Comecei a andar. Bati na parede e segui-a com as mãos até que encontrei uma porta. Quando a abri encontrei-te do lado de fora, de costas para mim. Chamei o teu nome mas permaneceste quieta. Toquei no teu ombro e tu viraste a cara. Fixei-te os lábios. Sorrias ironicamente. Quando levantei o olhar para os teus olhos vi que afinal não eras tu. Olhava de repente os olhos da própria morte que me subjugava sugava toda a minha energia e me forçava lentamente a deitar-me no chão. Então morri definitivamente . Foi quando acordei na minha cama, sozinho, no meu quarto. Reparei que o telemóvel tocava. O teu nome aparecia no visor. Omer Goldman. Disseste-me "bom dia! Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida." Eu sorri e não consegui falar. Só pensei: "Por ti vou até ao fim do mundo!"

Sítio do Paraíso Madeira



Esta é a vista que eu tenho da porta da minha casa. E tenho espaço para receber visitas!

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Omer Goldman



Esta rapariga está metida numa grande alhada. Tenho pena...

Quem é Omer Goldman?
Contactos possíveis

quinta-feira, janeiro 15, 2009

São

22h 20m, vou dormir.
Mas vou dormir muito triste, muito muito triste.

O meu cão

alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5291622618619574130" />

Antes e depois de lhe deitar carinho e shampôo no pelo

Música de José Mário Branco

Com letra de Natália Correia

Dedico a Arabica...


quarta-feira, janeiro 14, 2009

Fátima

Para mim és uma rainha. A força que de ti irradia é pura, essencialmente humana e fecunda. Dou-te razão. É preciso acalmar os estilos de vida...acalmar as mentes do povo português. Creio que quando o dizes, estás a fazê-lo, em parte, para ti mesma... Ando louco para conhecer a tua família...Lembras-te do que me propus fazer em relação a ela?
Na fotografia, aos 20 anos, eras de uma beleza irrepreensível. Hoje, 39 anos depois, essa beleza não te abandonou...eu e a minha erecção, que repudiaste, são a prova disso. Nunca te abandonará...!
Um grande abraço deste teu eterno amigo!

terça-feira, janeiro 13, 2009

Tomásia


Olá Directora Tomásia:



Falei com a Filipa. Disse-me que estavas de licença de maternidade, com um bebé nos braços, nascido em Novembro de 2008. Quero desejar-te muitas felicidades e muita sorte na educação desse novo ser que o mundo acaba de receber.


Carta a Omer Goldman

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Ela virtual

Ela é uma mulher de força invulgar. E eu para aqui sozinho de afectos...espalhando o amor que tenho pelas pessoas que vou encontrando, pelas plantas que vou observando, pelos animais que vou cativando. Espalhando o amor...sei lá se chego a velho (mas acho que chego...) espalhando o amor...espalhando o amor, incondicionalmente, sem esperar um obrigado, um reconhecimento. Mas devo confessar o que sou. Eu sou o coleccionador de sorrisos. Tiro fotografias com a mente. E falo às pessoas com o olhar...olha para mim dir-te-ei quem és...
Está frio, não tanto como em portugal continental mas está frio. Vou tomar um duche quente de 10 minutos para cima. Não tenham inveja. É pecado!
Estou afinal por aqui preso a um conflito interior: ir para o duche ou ficar aqui a despejar palavras brancas no preto da folha do blog. tenho de decidir com c...mas antes disso cá fica a ganhar a parte da escrita que por sinal suspeito estar a entrar numa fase de extravagância literária. Acabou. não quero mais excessos na minha vida. Quero ser moderado. Craque...ligas aí a torneira por favor? Muito dorme o meu cão...! Ter um filho deve ser ainda mais giro que ter um cão...estou louco para ter que acordar no meio da noite para sossegar o choro do/a pequenino/a.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Henry Miller

"(...)Afinal de contas, o mundo em que habitamos é apenas a imagem que reflecte o nosso caos interior. Os nossos médicos, os nossos homens de leis fanáticos, todos os bem penteados pedagogos e mistificadores que dominam o palco, tentam fazer-nos crer que, para participar na vida da sociedade, o selvagem, o primitivo, que é o nome que dão ao homem natural, tem que ser acorrentado e peado. Todo o indivíduo capaz de criar sabe que isto é mentira. Nunca se conseguiu fosse o que fosse através das proibições, das peias, das algemas, das correntes a que os homens se têm condenado uns aos outros. Nem o crime nem a guerra, nem a concupiscência nem a cobiça, nem a maldade nem a inveja, foram jamais eliminadas por este meio. Tudo o que, em nome da Sociedade, se tem feito é perpetuar a grande mentira
Supor que, a não ser que refreados pelo medo do castigo, os homens desatarão a matar, a pilhar, a sodomizar e a torturar ad infinitum, é caluniar o género humano. Se lhes for dada a menor oportunidade hão-de manifestar o que de melhor há neles. (...)"

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Adeus princesa Beta

Recreei a tua imagem para me poder lembrar sempre de onde vieste, como vieste. Depois apaguei-a com um pano que tenho dentro da mente. Sempre que quero lembrar-te desenho o teu rosto e o teu sorriso com um giz que tenho dentro da cabeça. Às vezes também de desenho a chorar, outras, a gritar comigo, furiosa. Agora volto a apagar-te, mas noto que de cada vez que te desenho e apago uma marca de amor indelével permanece, por muito que me esforçe por eliminá-la. Arranjo outro apagador na mente, mais eficiente. Apago tudo, espero, mantenho-me em silêncio, sorrio, contemplo, medito, volto a esperar, mas de um momento para o outro o mundo torna-se demasiado pesado para que o possa aguentar e conter sozinho. É nesse momento que volto a desenhar-te. Desenho-te a apertar uma mão, indiferente a quem pertence. Passo a desenhar freneticamente até que os desenhos, sucedendo-se uns aos outros, se transformam em animação. O tempo passa e aquela mão que te aperta, que te ama, te protege aperta demais, magoa, não te larga e te dá a entender que o amor não é dar a mão a alguém. O amor não é altruísmo que é a outra face do egoísmo, o amor é quando a mão do outro nos toca envolvendo-nos o corpo todo oferecendo-nos o futuro, pretendendo saber o que é o amor... Queres ir embora e não tens para onde ir. Faço dois últimos desenhos, um em que estás no impasse entre ficar e ir, o outro em que tiras da carteira o telemóvel. Não chores. O meu número está em ti. Os corações não se possuem, apenas batem uns pelos outros e o meu, neste momento, bate pelo teu e é esta a forma que tenho de te dizer que te amei, estás tão longe que não posso saber se te amo ou se o que amo é apenas o reflexo do que foste. Talvez a mão que te aperta e não te larga seja a minha, não... não é, a minha apenas está estendida, estendida como tentáculos de polvo que tacteiam no escuro, buscam no vazio e anseiam saber se estás bem.
A partir de hoje as minhas mãos serão estas, estendidas, apenas amigas, sempre prontas para saber de ti, prontas para te ajudar no que puder.

terça-feira, janeiro 06, 2009

o meu cão

Sinto-me o homem mais forte do mundo. Estou a ouvir madredeus neste momento. A vida é bela. Hoje vi um casal de idosos muito elegantes num jardim muito bonito. Eu ia com o meu cão e ao fundo reconheci neles duas almas gémeas. Os olhos deles eram os meus olhos. Reconhecemo-nos mutuamente. Cumprimentámo-nos em linguas diferentes. Eu falei-lhes em português eles em Inglês. O sorriso no olhar era o mesmo o sorriso da plenitude. Ele era muito belo ela um pouco menos mas também bonita. Muito velhotes não façam confusão. Com o olhar mais jovem do mundo. O meu cão está a dormir. Ando preocupado com ele. Come pouco o sacana. Hoje mamou 90 euros de veterinário. Está tudo bem com ele. Só emagreceu um pouco. Não sabem com certeza. Encontrei o meu cão no inferno a velar um companheiro morto. Eu e um velho que se chama Vicente que tem uma grande barriga enterrámos o cão. Passados 3 minutos apareceu o meu cão perplexo com o desaparecimento do seu amigo. Alimentei-o durante três dias e ele não se deixava agarrar. Estava submetido ao medo total. Tirei-lhe a fome mas o medo continuava lá. Fizeram muito mal ao meu cão os cabrões. Estás no inferno cão, pensava em voz alta para ele, mas eu tiro-te daí. E tirei! :) está em cima do cobertor a dormir descansado. Mas este cão tem uma sina lixada. passados 4 dias comigo já não me abandonava o calcanhar. Num acidente infeliz uma rapariga passou-lhe com a roda por cima partindo-lhe as ancas. Ai a dor do meu menino....levei-o ao veterinário onde ficou internado. Fiquei com ele uma hora e meia para voltar 4 horas mais tarde. Ai o meu menino coitadinho quando eu voltei. Estava com um ar tão abatido tão triste, tão sofredor. Chorei ao pé dele baba e ranho que a dor dele era a da minha alma. Mas ao fim de dois dias o meu cão já queria andar sozinho o grande guerreiro. tive de o manter preso numa caixa de transporte, da qual saiu inexplicavelmente ao terceiro dia enquanto eu estava fora para deixar uma grande poia na casa de banho. Foi como se um anjo lhe tivesse aberto a porta para ele se poder aliviar. Não sei se é notório mas eu adoro o meu cão. É de estatura média tem pelo comprido amarelado com uns grandes bigodes e barbas. Carácter sério que a vida não lhe tem sobejado para as brincadeiras. Chama-se craque o meu cão. A primeira vez que lhe chamei pelo nome ainda não o tinha apanhado apanhou um susto de morte :) meteu a cauda entre as pernas olhou com os olhos esbugalhados para mim e desatou a fugir a sete pés. É a minha alegria e companhia o meu cão. Dá-me prazer vê-lo comer e beber água. Outrora tive um igualzinho que desapareceu. chamava-se Bubas esse cão. Também era impecável...muito corajoso....uma vez vi-o a medir forças com um cãozarrão que tinha o triplo do seu tamanho. Não façam nada disse eu calma e firmemente. A tensão foi enorme qualquer desvio de sei lá o quê e era a morte do meu cão. Medidas as forças o cãozarrão foi-se embora tão forte ou tão fraco como o meu grande Bubas. :) Áh vida animal que os seres não se medem aos palmos e têm todos o mesmo valor e acabam todos da mesma maneira na morte que carregam uma vida inteira às costas. Vem-me agora à memória os problemas de israel e fico triste....há crianças a morrer na guerra porra. crianças mulheres homens....peço a Deus um pouco de mais paciência...que nós homens ainda estamos muito pequeninos....

domingo, janeiro 04, 2009

Mundos

No meu mundo os mais fortes servem os mais fracos. E toda a gente é benvinda nele. O meu mundo é maravilhoso. Como é o teu mundo?

sábado, janeiro 03, 2009

Amizade e Amor

Encontrei a Maria. É uma mulher morena, bonita, que pensa e que sente. Fui a casa dela. Disse-lhe que o rancor não faz bem à saúde e que a frontalidade é a forma de o anular. Devemos dizer sempre aos outros o que nos desagrada. Especialmente aos amigos. São eles os que mais valem a pena....aos outros muitas vezes um olhar chega para os pôr na linha.
Este fim de ano fui ao algarve passar uns dias com um amigo. Estava previsto voltar hoje mas voltei ontem. Não gostei de uma atitude dele que alterava a seu belo prazer o funcionamento da nossa relação. Entrei no jogo para amadurecer as ideias e não responder a frio. Almocei fora. Quando voltei disse-lhe que lhe queria dar uma palavrinha em casa. "Fiquei lixado contigo Miguel!" "Porquê?" "Quando alteram as regras a meio do jogo fico sempre lixado". DIscutimos e disse-lhe tudo o que tinha para dizer... mas não foi fácil...foi preciso deixar fluir a conversa...numa discussão é preciso guardar as ideias para quando surge um espaço indicado para elas. respeitar os tempos do "oponente". Ter muita calma para encarar a ira alheia....
As relações humanas são interessantes e o tempo é o melhor amigo dos amigos. Continuo a acreditar que as amizades se constroem, tal como uma boa e duradoura relação amorosa...Mas ...quem é que se contenta com uma relação amorosa duradoura...?